noticia6527.jpg

ABL inaugura Programação 2008 com Bicentário da Chegada da Família Real

Sob a coordenação dos acadêmicos Alberto da Costa e Silva e José Murilo de Carvalho, o Teatro R. Magalhães Jr. abrigou no dia 11, a análise do historiador britânico Leslie Bethell.

Os 200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil é a efeméride que inaugura o primeiro evento da Programação Cultural da Academia Brasileira de Letras. Sob a coordenação dos acadêmicos Alberto da Costa e Silva e José Murilo de Carvalho, o Teatro R. Magalhães Jr. abrigou no dia 11, a análise do historiador britânico Leslie Bethell.

PhD em História pela University of London, Bethell apresentou ao público sua visão sobre "1808: o início do império informal britânico no Brasil" no 1º Ciclo de Conferências da ABL. Nas próximas terças-feiras, será a vez das professoras Lilia Moritz Schwarcz, Lorelai Kury e Lúcia Bastos.

De acordo com o presidente da ABL, Cícero Sandroni, a intenção é levar ao público palestras que irão aprofundar a discussão científica de um episódio histórico que marcou definitivamente o Brasil.

O evento teve transmissão ao vivo pelo portal e entrada franca. A instituição fornecerá certificados de freqüência aos interessados. "1808: o início do império informal britânico no Brasil" encontra-se disponível em vídeo e fotografia para consulta no Arquivo da ABL.

 

Conheça o palestrante:

Leslie Bethell

O Professor Leslie Bethell obteve o grau de Bacharel em História e o grau de PhD em História pela University of London, na Inglaterra.

Foi por dez anos diretor do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e Professorial Fellow do St Antony’s College, em Oxford. 

Antes disso foi Lecturer in European and Latin American History na University of Bristol, Lecturer/Reader in Hispanic American and Brazilian History no University College London, Professor of Latin American History e diretor do Institute of Latin American Studies da University of London e Baring Foundation Senior Research Fellow in Brazilian Studies no St Antony’s College, em Oxford. 

Ele tem sido Visiting Professor/Visiting Scholar em várias universidades e instituições de pesquisa brasileiras e americanas, incluindo o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, a University of California, em San Diego, a University of Chicago (1992-1993) e o Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington.

Professor Bethell é Emeritus Professor of Latin American History na University of London, Emeritus Fellow do St Antony’s College, em Oxford e Honorary Research Fellow no Departamento de História do University College London e do Institute for the Study of the Americas da University of London.

A partir de março de 2008, o Professor Leslie Bethell será Senior Research Fellow no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas na cidade do Rio de Janeiro.

As pesquisas e publicações do Professor Bethell têm versado sobre a história política, social e cultural dos séculos dezenove e vinte, especialmente a brasileira.

Além de inúmeros artigos e ensaios, ele é autor das monografias: The abolition of the Brazilian slave trade, primeira tradução para o português em 1976; segunda tradução em 2002; The Paraguayan War; Brazil by British and Irish authors; e foi ainda editor de Brasil: fardo do passado, promessa do futuro.

Co-editor de Latin America between the Second World War and the Cold War (traduzido para o português em 1996) e com José Murilo de Carvalho, Joaquim Nabuco e os abolicionistas ingleses (a ser publicado em 2008).

Professor Bethell é também o editor de Cambridge History of Latin America (Cambridge University Press), uma obra em doze volumes.

Os volumes I e V foram publicados entre 1984 e 1986, os volumes VI (Partes 1 e 2), VII, VIII, X e IX entre 1990 e 1996; o volume IX sobre o Brasil desde 1930, no qual ele é autor ou co-autor de quatro capítulos sobre a política brasileira de 1930 a 2002, será publicado em 2008.

Esta obra, The Cambridge History of Latin America, está também sendo publicada em espanhol, chinês e português.

O Professor Bethell foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul pelo governo brasileiro no grau de Comendador em 1994 e no grau de Grande Oficial em 1998.

Em 2004, foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências.

 

Fonte: Academia Brasileira de Letras